Hoje irei falar sobre o uso da imagem e como ela participa na construção de textos lingüísticos.
Um dos aspectos que mais caracterizam a imagem é a atemporalidade que é a falta de informação referente ao texto que a imagem foi produzida, por isso a foto precisa de legenda, que é denominada como ancoragem (texto explicativo que sobrepõe à imagem e serve para dar significado) ou relé (texto explicativo que participa da imagem).
Em fotos publicitárias existe também a ênfase visual, que a assinatura fica em um lugar estratégico, que corresponde ao nosso costume de ler, ou seja, da esquerda para direita.
Mais dois conceitos importantes são: conotação, que é a linguagem figurada, depende muito do conhecimento de mundo do emissor e a denotação, que é seu próprio sentido.
Agora vou colocar exemplos para vocês poderem entender.
site: assineja.edimpresa.pt
No caso desta foto, existe a ancoragem, que é um texto explicativo sem ser na foto, no caso, acima da foto.
Veremos outro exemplo, agora em uma campanha publicitária.
Aqui vemos que existe o relé, (texto explicativo esta dentro da foto), enfasê visual (repare que no canto direito esta a assinatura da campanha), denotação, mostrando que a campanha é para mulheres na média de trista e quarenta anos com difernças diferenças e a conotação depende de cada um.
Obrigada pela visita e espero que tenham gostado!
A imagem complementa o texto. No blog Ocappuccino nos sempre tentamos ilustrar os post com imagens.
ResponderExcluirMax Delazeri