domingo, 26 de abril de 2009

Funções da linguagem

Olá leitores,
hoje vou falar sobre funções de linguagem.
Temos seis elementos para formar o ato de comunicação teremos seis funções de linguagem, onde cada um corresponde um elemento. Podem existir em um texto várias funções ao mesmo tempo.
A primeira função que irei comentar será a função referencial que corresponde ao referente: é a característica principal de um texto jornalístico, o verbo e o pronome sempre será usado em 3º pessoa, pois esta se falando do referente, do contexto e sua principal característica é que essa função é usada para informar.
Exemplo: nesta entrevista feita pelo jornal O Estadão, vemos a caracteristica de informar e observamos que esta escrito em 3º pessoa.
Fonte da foto: www.viuisso.com.br
Função expressiva ou emotiva que corresponde ao emissor: Se caracteriza por expressar opiniões ou sentimento do emissor e predomina verbos e pronome em 1º pessoa, porém em um texto jornalístico pode não ocorrer.
Exemplo: o criador da charge expões sua opinião de uma maneira cômica.
Fonte da foto: http://www.caixapreta.blog.br/

Função conativa ou apelativa que corresponde ao receptor: a intenção é persuadir seu destinatário, e sua principal característica são os pronomes e verbos em 2º pessoa. Essa função aparece muito na capa de jornais, revistas, etc.
Exemplo: a persuasão é usada nesta campanha para levar clientes até a loja.
Fonte da foto: www.revistafator.com.br

Função fática que corresponde ao canal: aparece com mais freqüência em nosso dia-a-dia, já que uma de suas características é chamar atenção, manter contato usando diferentes formas como ruídos, repetições, etc.É muito utilizada em meios de comunicação de massa.
Exemplo: o ¨ahhh...muleeeque!!!¨dá a frase sentido de estar gritando.
Fonte da figura: www.mundocanibal.com.br

Função metalingüística que corresponde ao código: a linguagem é seu objetivo, ou seja, o código é utilizado para explicar sobre o próprio código.
Exemplo: O próprio jornal corrige erros de seu próprio cógido.

Fonte da foto: www.blogdosilvinho.wordpress.com

Função poética ou estética que corresponde à mensagem: essa função se preocupa com o efeito que desperta atenção no destinatário.
Exemplo: a preocupação com a etsética tanto do produto como da propaganda.
Fonte da foto: www.lorenzoperfumes.com.br

È muito importante conhecer bem o papel de cada função, pois como receptor você cria um senso crítico, já como emissor permite que você melhore a eficiência do seu texto.

Um comentário:

  1. Muito obrigado pois suas informações foram
    muito importates para mim obrigado
    e o mais interessante do jeito que você explica
    só um resumo rapido e facíl de se entender
    Obrigado!

    ResponderExcluir